Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

25 shows nacionais de 2010 - 4: Pato Fu

4 - Pato Fu
07 e 08/08/10 - Caixa Cultural, Rio de Janeiro


Pato Fu - 08/08/10


Noticiei no blog, bem empolgado, quando surgiram vídeos mostrando músicas do novo disco do Pato Fu. Não era pra menos. A filmagem das gravações de Música de Brinquedo traziam a banda às voltas com inúmeros brinquedinhos, alguns bem exóticos, e instrumentos em miniatura feitos para crianças.



O título do disco já entrega o objetivo da banda. Mas o que instiga é observar o cuidado que eles têm em recriar detalhes de arranjos de clássicos da música pop das últimas décadas. O disco, porém, talvez não alcance totalmente as expectativas. O som é ótimo e as canções são conhecidas por qualquer pessoa. Mas fora a idéia bem sacada de colocar duas crianças para cantar alguns trechos, a falta do aspecto visual tira um pouco o impacto da coisa toda.


Pato Fu - 07/08/10


A única solução para isso seria ver se ao vivo eles seriam capazes de usar o arsenal de brinquedos e como fariam. Surpreendentemente a estréia da turnê aconteceu no Rio de Janeiro, no Teatro Nelson Rodrigues da Caixa Cultural, de boa localização e a preços acessíveis, com a banda tocando lá sábado e domingo em um horário compatível para a criançada assistir.


Pato Fu - 08/08/10


Sim, é claro que esse é um show que espera atrair um público infantil. Assim também é com o Pequeno Cidadão, de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra, e a Adriana Partimpim da Adriana Calcanhotto. Mas isso não impede que os fãs adultos do Pato Fu estejam lá em bom número.


Pato Fu - 07/08/10


A preocupação com os detalhes do show já são notados pelo cenário, com grandes balões brancos em formato de joão-bobo (ou pinos de boliche). Uma mesa cheia de peças coloridas, carrinhos, cornetas e mini-xilofones ficava em um canto. É para ali que vão Mairá Portugal e Thiago Braga, dois músicos que já faziam parte do trabalho solo da vocalista Fernanda Takai.


Pato Fu - 07/08/10


Takai toma o centro do palco tendo alguns brinquedinhos também à sua disposição, assim como o guitarrista e líder da banda John Ulhoa, idealizador dessa loucura toda. Só de ver aquela montanha de brinquedos sendo usadas ao vivo, sem samplers ou algo pré-gravado para tocar esses hits de sempre, como “Primavera” de Cassiano, “Sonífera Ilha” dos Titãs, “Ska” dos Paralamas e “Ovelha Negra” da Rita Lee já é bem empolgante.


Pato Fu - 07/08/10


Mas eu não estava preparado e não conseguiria descrever o que senti quando do fundo de parte do cenário surgiram dois bonecos feitos pelo grupo Giramundo, que substituíram as vozes que as crianças fizeram no disco. Acho que não precisa ser criança para se emocionar com isso.


Pato Fu - 08/08/10


Então em “Frevo Mulher” (Zé Ramalho) você tem John usando uma canetinha-theremin, que faz som enquanto escreve e ao mesmo tempo os dois monstrinhos brincando lá atrás. Em “Todos Estão surdos” eles roubam a festa com peruca black power e cantando toda a parte falada da letra.


Pato Fu - 08/08/10


Frangos de borracha servem tanto como instrumento quanto como personagens do teatrinho dos bonecos. Xande esmurra a sua mini-bateria durante “Live and Let Die” (Paul McCartney), o que me faz pensar que o instrumento não deve resistir por muito tempo na estrada.


Pato Fu - 08/08/10


Felizmente há espaço para algumas músicas da banda nesse formato e entram “Eu” (na verdade, da Graforréia Xilarmônica), “Simplicidade”, “Perdendo Dentes” e “Made In Japan”, esta já no bis. Quando no final um dos monstrinhos faz um mise-en-scène para começar a cantar “Bohemian Rapsody” do Queen, é eletrizante. No fim das contas acontece um teatrinho e só a pesada parte de encerramento da música é tocada. Mas se torna um belo desfecho para nós, crianças.


Pato Fu - 08/08/10

Nenhum comentário: