Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




domingo, 23 de janeiro de 2011

25 shows nacionais de 2010 - 5: Retrofolia

5 - Retrofolia
06/02/10 - Teatro Sesc / Senac Pelourinho, Salvador


Retrofolia - 06/02/10


Em quase um mês passeando pelo nordeste no verão, poucos dias antes do carnaval, eu não estava contando com a sorte de encontrar shows realmente interessantes. Muito se sabe sobre o carnaval multicultural de Recife, que já costuma começar a mostrar suas intenções lá por volta de novembro! Mas foi em Salvador, com uma semana para começar os festejos de Momo, que a coisa passou bem longe do axé. Ou não tanto assim...



Em um dos dias aconteceu o Grito Rock, com várias bandas independentes bem cotadas pelos conhecedores do ramo: Vendo 147, Você Me Excita, Maglore e Caldo de Piaba, sendo que este último já passou por essa lista de shows. Em outro dia aconteceu um show do Baiana System, com som do coletivo Ghettotech e participações de BNegão, Lucas Santtana e Retrofoguetes.



Vez ou outra o Retrofoguetes incorpora uma instituição carnavalesca que se chama Retrofolia. O auge da Retrofolia é na forma de trio elétrico, percorrendo o circuito do carnaval baiano. Antes disso, num desses dias com tanta música, antecedendo o carnaval, eles fizeram um aquecimento no Teatro Sesc / Senac que fica no Pelourinho.


Retrofolia - 06/02/10


Logo antes de entrar no teatro, o público é presenteado com uma máscara de carnaval e um saco de confetes e serpentina. Lá dentro... Bom, dentro é relativo, já que o local é semi-aberto, com lugares para sentar que formavam um círculo de vários degraus de concreto.



Antes do show começar, muitas músicas de trio elétrico clássico, como o de Dodô, Armandinho e Osmar, cantadas por Moraes Moreira, entre outros interessantes grupos que eletrificavam o frevo e ritmos africanos de alta velocidade. Era um prenúncio do que se aproximava.


Retrofolia - 06/02/10


Quando sobem ao palco, os retrofoliões trocam a tradicional guitarra do rock pela guitarra baiana, tocada por Morotó Slim. Como um é pouco, dois é bom e três é que é demais, eles (Morotó, o baixista CH e o baterista Rex) ganham o acompanhamento de Julio Moreno e Robertinho Barreto nas guitarrinhas.



Três guitarras baianas, aquele instrumento miudinho porém poderoso, tocadas em velocidade supersônica. O público não demora muito a levantar e tomar o centro do agora salão. Diversos amigos da banda participam da festa, de Ronei Jorge e Paquito a Lucas Santtana.


Retrofolia - 06/02/10Retrofolia - 06/02/10


Eu gostaria de dizer o nome de cada um dos participantes e o nome dos frevos, marchinhas, sambas, lambadas e seja lá mais o que rolou. O problema é que estava muito mais preocupado em jogar confete, pular o carnaval e me divertir. Foi mal aí.

Nenhum comentário: