Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

25 shows nacionais de 2010 - 3: Terra Celta

3 - Terra Celta
16/05/10 - Virada Cultural


Terra Celta - 16/05/10


Não é difícil imaginar o que vai acontecer em shows de bandas que você já assistiu antes. Dá para adivinhar que o Tom Zé vai fazer suas maluquices, que o Ratos de Porão vai ser brutal e que no Móveis Coloniais de Acaju vai ser aquela ginástica aeróbica insana.



Mas é bom de vez em quando encontrar uma surpresa, o inesperado. A Virada Cultural é uma excelente oportunidade para isso, já que é tudo de graça mesmo e se o cantor não estiver agradando é só procurar coisa melhor em outro palco. Mas sabe, com o passar do tempo a gente já meio que adquire um feeling para essas coisas.



Pra não ser muito convencido, de vez em quando as apostas não se concretizam, é verdade. Mas mesmo não sendo tão velho assim (acho eu), sou de um tempo em que se comprava às vezes um disco pela capa, jogando na sorte a possibilidade de uma audição boa ou desagradável. Foi assim que eu conheci o Pavement, por exemplo. Mas isso é outra história.


Terra Celta - 16/05/10


Eu ouvi músicas do Terra Celta antes. Nada de muito especial, valendo mais a curiosidade pela mistura de ritmos escoceses, irlandeses, ciganos, etc. Acho que li em algum lugar comparações entre eles e os Móveis Coloniais, pela animação em cima do palco a ponto de tornar a platéia participativa.



O horário do show colaborava, logo depois da Karina Buhr e antes de Arnaldo Antunes (ou seja, o tempo de Edgard Scandurra, que toca com esses dois artistas, trocar de roupa). O que era para ser apenas uma divertida curiosidade se transformou no melhor show que vi dessa edição da Virada.


Terra Celta - 16/05/10


Você ainda não bota muita fé quando os integrantes do Terra Celta vão chegando com suas saias kilts e roupas folclóricas, seja lá de onde for aquele folclore. Mas é só começarem a tocar que uma mágica acontece. Aquela música de leprechauns e gnomos com gaita de fole, guitarra, acordeom, baixo, violino, bateria, bandolim e outros instrumentos que não tenho a menor idéia de como se chamem causa um contágio coletivo na pessoas.


Terra Celta - 16/05/10


Eu, que estava assistindo meio de longe, tive quer ir para perto e me misturar entre moderninhos, hippies e metaleiros de cabelo comprido e camisa preta pulando aquele folclore do anglo-saxão doido. As pessoas naturalmente iam formando suas próprias maneiras de dança maluca, fazendo cirandas e verdadeiros arraiás com dança de quadrilha e túnel.


Terra Celta - 16/05/10


Falei no começo sobre se surpreender. Certamente, de todas as pessoas presentes, os mais surpresos eram os músicos do Terra Celta. O vocalista Élcio Oliveira não cansava de agradecer, incrédulo com a recepção que tiveram. Agora não é mais surpresa para ninguém que esteve lá: Terra Celta faz um show do caralho.

Um comentário: