Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vídeos e Fotos: Orquestra Buena Vista Social Club no Vivo Rio (09/05/13)




Velha guarda de músicos cubanos de volta ao Rio






Pouco mais de um ano e meio (outubro de 2011) após o último show no Rio de Janeiro, a Orquestra Buena Vista Social Club retornou ao mesmo palco onde se apresentou anteriormente.








Antes de começar, o sistema de som do Vivo Rio tocava músicas como "Por Enquanto" (Legião Urbana) e "Come As You Are" (Nirvana) e eu me perguntando quem foi o gênio que selecionou-as, afinal, não tinham absolutamente nada a ver com o que viria a seguir.








Pontualmente, o show começou às 22h, e o lugar estava razoavelmente cheio para uma quinta-feira (e com dois setores vips!).









Do combo cubano, originalmente reunido por Ry Cooder e registrado por Wim Wenders para o documentário de 1998, apenas 3 membros: Guajiro Mirabal, Barbarito Torres e Jesus "Aguaje" Ramos, além, é claro, da convidada especial, Omara Portuondo. Mas isso não significa que, além de inúmeros integrantes, a Orquestra tenha perdido o seu encanto: no palco, um mix de novatos e veteranos mantém o ritmo que deve ter embalado gerações e gerações de cubanos.








A atual turnê comemora os 15 anos do lançamento do disco/documentário de 1998, responsável pelo (re)descobrimento e resgate de músicos importantíssimos da ilha comandada por Fidel.








Sem dúvida, um dos maiores destaques é Omara Portuondo.  Aos 81 anos, e mais pique do que muitos de nós, ela é a convidada especial naquele estilo "se não me tirarem daqui, fico até o final" e foi assim. Sorria, cantava, brincava, saracoteava pelo palco interagindo com os músicos e dançou com um fã que subiu ao palco para cumprimentá-la.  Pedia o tempo todo para as pessoas levantarem das cadeiras e dançarem.  Tanto insistiu que, após metade do show, pouco antes do bis, o pessoal invadiu a frente do palco. O que nos faz pensar: porque um show como esse precisa de tantas mesas e cadeiras? É o tipo de show que pede um espaço para as pessoas dançarem, é algo até que tornaria a apresentação mais bonita.








É claro que, quando o público levantou, ficou espremido entre o palco e as mesas.  Mas nada impediu que os dançarinos se manifestassem e começassem a mostrar seus dotes "à la Carlinhos de Jesus".  E, na foto acima, o registro daquele momento em que tem sempre um ~engraçadinho~ que prefere ficar de costas para o palco.














Vejam 11 vídeos que gravei:




Ou clique aqui!


Lista de Músicas:


- Rincón Caliente

- Bodeguero (trecho)

- Señor Tambor

- Bemba Colorà

- No Me Llore Más - Parte 1 (com Omara Portuondo)

- No Me Llore Más - Parte 2 (com Omara Portuondo)

- Quizas, Quizas, Quizas (com Omara Portuondo)

- Chan, Chan

- Apresentação da Banda (com Omara Portuondo)

- Candela (com Omara Portuondo)

- Guantanamera (trecho)


Nenhum comentário: