Velha guarda de músicos cubanos de volta ao Rio
Pouco mais de um ano e meio (outubro de 2011) após o último show no Rio de Janeiro, a Orquestra Buena Vista Social Club retornou ao mesmo palco onde se apresentou anteriormente.
Antes de começar, o sistema de som do Vivo Rio tocava músicas como "Por Enquanto" (Legião Urbana) e "Come As You Are" (Nirvana) e eu me perguntando quem foi o gênio que selecionou-as, afinal, não tinham absolutamente nada a ver com o que viria a seguir.
Pontualmente, o show começou às 22h, e o lugar estava razoavelmente cheio para uma quinta-feira (e com dois setores vips!).
Do combo cubano, originalmente reunido por Ry Cooder e registrado por Wim Wenders para o documentário de 1998, apenas 3 membros: Guajiro Mirabal, Barbarito Torres e Jesus "Aguaje" Ramos, além, é claro, da convidada especial, Omara Portuondo. Mas isso não significa que, além de inúmeros integrantes, a Orquestra tenha perdido o seu encanto: no palco, um mix de novatos e veteranos mantém o ritmo que deve ter embalado gerações e gerações de cubanos.
A atual turnê comemora os 15 anos do lançamento do disco/documentário de 1998, responsável pelo (re)descobrimento e resgate de músicos importantíssimos da ilha comandada por Fidel.
Sem dúvida, um dos maiores destaques é Omara Portuondo. Aos 81 anos, e mais pique do que muitos de nós, ela é a convidada especial naquele estilo "se não me tirarem daqui, fico até o final" e foi assim. Sorria, cantava, brincava, saracoteava pelo palco interagindo com os músicos e dançou com um fã que subiu ao palco para cumprimentá-la. Pedia o tempo todo para as pessoas levantarem das cadeiras e dançarem. Tanto insistiu que, após metade do show, pouco antes do bis, o pessoal invadiu a frente do palco. O que nos faz pensar: porque um show como esse precisa de tantas mesas e cadeiras? É o tipo de show que pede um espaço para as pessoas dançarem, é algo até que tornaria a apresentação mais bonita.
É claro que, quando o público levantou, ficou espremido entre o palco e as mesas. Mas nada impediu que os dançarinos se manifestassem e começassem a mostrar seus dotes "à la Carlinhos de Jesus". E, na foto acima, o registro daquele momento em que tem sempre um ~engraçadinho~ que prefere ficar de costas para o palco.
Vejam 11 vídeos que gravei:
Ou clique aqui!
Lista de Músicas:
- Rincón Caliente
- Bodeguero (trecho)
- Señor Tambor
- Bemba Colorà
- No Me Llore Más - Parte 1 (com Omara Portuondo)
- No Me Llore Más - Parte 2 (com Omara Portuondo)
- Quizas, Quizas, Quizas (com Omara Portuondo)
- Chan, Chan
- Apresentação da Banda (com Omara Portuondo)
- Candela (com Omara Portuondo)
- Guantanamera (trecho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário