Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 8 de julho de 2013

Show inteiro: 15 vídeos de Andreia Dias no Oi Futuro Ipanema (31/05/2013)






No último dia de maio a equipe do La Cumbuca esteve presente no show da cantora responsável por um dos melhores discos de 2013, embora eu, Otaner, já tivesse colocado como um dos melhores discos de 2012.




Independente do ano do disco, Andreia Dias fez do repertório de Pelos Trópicos a base de seu show apresentado no Oi Futuro Ipanema, dentro do projeto Levada Oi Futuro, que busca diversos artistas de todos os estados do Brasil para mostrar suas músicas.




E de certa forma a paulista Andreia teve essa mesma intenção com o seu disco de 2012/2013, gravado em 2011 em clima "pé na estrada" e parcerias com diversas bandas & artistas de uma dezena de capitais do país. Um dos parceiros, o cearense Vitoriano, foi o exemplo trazido ao vivo desse espírito colaborativo do disco, cantando "Bandoleiro" junto com Andreia.




Curioso que, mesmo com uma diversidade tão grande de parcerias, de Cabruêra a BaianaSystem, o disco e o show se resultem homogêneos, se considerarmos que no meio de uma MPB roqueira flertante com samba, reggae, carimbó, brega, etc, há um ponto constante que é uma certa sensualidade romântica aliada a influência forte da Rita Lee nos seus primeiros discos solo (*).




Ao vivo a sensualidade emanada em disco cede um pouco de espaço à preocupação na execução das músicas com a boa banda que a acompanha (e os músicos também vem de diferentes partes do Brasil).



Além do repertório de Pelos Trópicos outras canções dos trabalhos anteriores (Vol. 1 e Vol. 2) foram pinçadas e mantiveram o clima do novo trabalho, além de uma versão para "Síncope Jãobim", que Andreia canta no disco Estudando a Bossa de Tom Zé. O show poderia ser um estudo do Brasil, mas Andreia Dias se impõe como objeto a ser estudado - e apreciado.



Para ver o show inteiro (menos a música "Lembranças"), gravado pelos responsáveis dos canais do youtube lacumbuca e donniedarko73, clique aqui ou no tocador abaixo:




01. Brisa Tropicana
02. Vai e Volta
03. Luva Pele
04. Seu Retrato
05. Beijin na Nuca
06. Bandoleiro
07. Punhal
08. O Fio da Comunicação
09. Sí­ncope Jãobim
10. Pelos Trópicos
11. Os Porcos Estão no Poder
12. Xuxu Beleza
13. Feliz e Mareado
14. Aquilo
15. Luva Pele (bis)





(*) O Segundo Caderno d'O Globo traz matéria sobre o relançamento dos três primeiros discos da carreira solo de Rita Lee com informação que Andreia Dias tem um projeto show com releituras de canções da ex-mutante. O texto aqui já estava pronto bem antes disso (e já havia notado essa influência de Rita nos dois primeiros volumes de Andreia) e faltava só "arrumar" os vídeos para publicar, algo que estava demorando por falta de tempo entre manifestações, trabalho e estudo, mas vale o registro (e para quem não conhece, recomendo caçar esses 3 primeiros discos). Aproveitando o ensejo, também vale registrar que a cantora Nina Becker fez uns anos atrás alguns shows com o repertório na íntegra do disco Build Up.

Nenhum comentário: