Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





terça-feira, 11 de janeiro de 2011

25 shows nacionais de 2010 - 17: Letuce

17 - Letuce
22/07/10 - Oi Futuro Flamengo, Projeto Multiplicidade


Letuce - 22/07/10


Acontece às vezes de se ouvir falar bem de um artista, você ter certeza que o que vai encontrar é coisa boa e por um motivo ou outro acaba não baixando as músicas ou indo nos shows. E, como vocês devem reparar, eu vou em uma quantidade considerável de shows.



Meus desencontros com Letuce foram vários, acho que a maioria causados por horários incompatíveis em dias de semana. Quiseram os acontecimentos que o primeiro encontro fosse no evento Multiplicidade, no Oi Futuro Flamengo.



E o que costuma acontecer lá na última quinta-feira do mês? Um show, às vezes com um setlist especialmente para a ocasião, às vezes não, combinado com um trabalho artístico combinando com a música (mas não necessariamente). Assim foi com Arnaldo Antunes, Sonic Junior, Fausto Fawcett, Tom Zé, Flu, Turbo Trio, Hurtmold, Walter Alfaiate e tantos outros.



Então você entra no minúsculo teatro do reformado e moderno prédio que antigamente era o Museu do Telephone e o espaço está ainda menor, porque colocaram uma piscina de bolinhas de isopor de frente para o palco. Uma piscina de porte pequeno, porém funda o bastante para que duas cabeças brotassem de lá enquanto as pessoas entravam no teatro.


Letuce - 22/07/10


Essas cabeças eram (e creio que continuam sendo) do casal Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos, enquanto a iluminação e o jogo de imagens projetadas na piscina e no palco ficavam a cargo de Paulo Camacho. Esses três personagens se ligam ao que eu dizia no início do texto, sobre ter certeza de encontrar coisa boa.



Paulo e Lucas eram (ou são?) do Binário, grupo de post-rock carioca e o “carioca” aí logo depois de post-rock é uma necessidade até para explicar o som da banda. Afinal, seria difícil imaginar o Tortoise ou o Hurtmold tocando Raça Negra no fim da tarde de domingo na praia de Ipanema.



Já a Letícia eu só tinha conhecido como sidekick da até agora breve incursão do João Brasil como cantor-comediante. Com 1,83 m de altura, Letícia também sabe usar bem do humor na frente do público, mas já era possível de notar na época que também sabia usar seu tom de voz ao cantar.



De volta ao show. As duas cabeças se mexem na piscina de isopor. Brincam, sopram bolinhas no rosto do outro e se divertem até que o lugar já está cheio e decidem que é hora de se levantar e acompanhar os dois músicos discretamente posicionados no baixo e bateria. Letícia e Lucas estão um tanto quanto menos discretos, com miniaturas de cavalos.


Letuce - 22/07/10


No Letuce, até o nome da banda meio que mostra isso, é Letícia que toma a frente, mas é a sintonia da dupla que faz o pop rock (com bossa, soul, funk, etc) de arranjos e idéias bem originais, ainda mais comparado com o que se vê por aí. Talvez influência, por parte de Lucas, dos anos de Binário, tem sempre um barulhinho para dar um molho às ótimas composições, como “Piscina Hai Kai”, “Potência” e “Baliza”. E uma base de fãs capaz de já cantar várias músicas.


Letuce - 22/07/10


Letícia dá a senha: se vocês quiserem, podem entrar na piscina... é o suficiente para o pessoal começar a nadar nos pedaços de isopor, passando a fazer parte das projeções que apareciam em um telão, criando um efeito incrível enquanto a banda aliava às suas canções originais versões de Rita Lee em francês (parecia francês), Yeah Yeah Yeahs (“Maps”), Queens Of The Stone Age (“I Wanna Make It Chu”) e termina com... Des’ree e a música “You Gotta Be”.


Letuce - 22/07/10


Letícia no meio da piscina com a água-isopor voando para todo lado, um momento memorável de 2010. Não voltei a ver um show da Letuce desde então, mas se for no mesmo nível desse, eles serão um dos grandes nomes de 2011. Mesmo sem a piscina.


Letuce - 22/07/10

2 comentários:

Lucho disse...

Cheguei na porta do Oi Futuro pra ver esse show e não tinha mais ingresso... =[

Otaner disse...

Eu quase não consegui entrar!