Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Documentário sobre o Pearl Jam passa esta terça-feira nos cinemas




Antes de mais nada, para saber as salas e horários no Brasil onde o doc sobre o Pearl Jam será exibido amanhã, clique no site da Movie Mobz.



Bom, agora sobre o filme...



Desde o começo do ano estou fazendo esse série de posts com encontro de artistas ao vivo. E já estou há mais de um mês mostrando Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, colaborando com algumas das maiores lendas do rock. Clique aqui para ver. E isso acabou encaixando com o Pearl Jam sendo notícia no país graças à turnê que vai fazer pelo Brasil em novembro e o documentário PJ20, que faz parte das comemorações de 20 anos de existência da banda.


Acho que uma questão para essa boa leva de documentários sobre música e músicos que têm aparecido (Lemmy do Motorhead, Foo Fighters, Paul McCartney, George Harrison...) é se os filmes se destinam somente aos fãs ou não. Não sei se sou o mais capacitado a responder isso, mas arrisco dizer que no caso de PJ20 o público em geral e mesmo quem não vê grandes méritos no Pearl Jam pode apreciar o filme numa boa; mas quem é fã sim deve se empolgar do início ao fim.



Responsabilidade de Cameron Crowe, que não é só diretor de filmes e ex-jornalista da revista Rolling Stone, residente em Seattle na época do estouro da cena musical local. Crowe é também fã do Pearl Jam e, principalmente, fã de música, e sabe bem o que os fãs querem: versões demo de músicas conhecidas, as primeiras gravações, imagens raras de bastidores, enfim, detalhes que cheguem além da história que já é mais ou menos manjada por quem conhece a banda.



Mas claro que Cameron Crowe não esquece seus dotes de bom diretor de filmes como Jerry Maguire e Quase Famosos. O lado fã e o lado diretor tem o casamento perfeito na parte em que Eddie Vedder recebe de volta duas décadas depois a fita cassete em que colocou sua voz por cima de uma base que Jeff Ament e Stone Gossard gravaram em busca de um vocalista para a nova banda que queriam formar. A fita ainda tinha o antigo número de telefone de Vedder e eles se perguntam se ligasse para o número seria o jovem Eddie que o atenderia.



A história de PJ20 fica bem longe de ter como principal estrela o tímido Eddie Vedder, relutante estrela de uma cena musical da qual ele não fazia parte, mas acabou sendo aceito, de forma imediata por alguns (Chris Cornel, vocalista do Soundgarden) e com um pouco mais de relutância por outros (Kurt Cobain). É tocante a cena de Eddie e Kurt dançando juntos nos bastidores da premiação de clipes da MTV em 1992.



Eddie não aparece maior no filme do que a história de Jeff e Stone, que antes do Pearl Jam eram respectivamente baixista e guitarrista do Mother Love Bone. E a relação deles com a curta história do vocalista Andrew Wood, carismático e aposta de todos, inclusive do próprio, de ser um sucesso mundial capaz de lotar estádios. Problemas com drogas e um consequente morte por overdose deram um fim à banda de visual mais próximo ao de grupos de metal farofa dos anos 80 do que as camisas quadriculadas de flanela que viriam a seguir.



Foi o guitarrista Mike McCready, meio que coadjuvante da história, que fez com que a parceria de Jeff e Stone retornasse e o trio, junto com Eddie Vedder, formasse o Pearl Jam. Já a bateria, mesmo sendo ocupada por Matt Cameron desde 1998, tem papel de figuração e uma engraçada sequência no filme, contando de forma acelerada a passagem de vários músicos pelo posto.



E ainda mais que a história individual de cada um dos músicos, é uma história sobre um grupo que sofreu muitas derrotas, mas permaneceu em pé diante de todas elas. Seja a morte de Andrew, a disputa com a Ticketmaster ou a tragédia no festival de Roskilde, onde fãs morreram esmagados, o Pearl Jam seguiu em frente, sem a super exposição do começo dos anos 90, mas com mais integridade do que era esperada quando surgiram com o disco Ten. O retrato feito por Cameron Crowe não vai captar cada mínimo detalhe daqueles indivíduos, mas cada foco que ilumina contribui para a fluidez da narrativa, mais ainda quando mostra a engrenagem toda funcionando ao vivo.

2 comentários:

Helder Dutra disse...

faz o serviço completo e diz onde assistir isso aí, Otaner.

Otaner disse...

Deixei o link pra saber onde passa na primeira frase do texto, Helder. No Rio vai passar no shopping Tijuca, no Arteplex, no Shopping da Gávea e mais uma porrada de lugar. Entra no link: http://www.mobz.com.br/Filmes/escolher/97_PJ-TWENTY-Pearl-Jam-20-anos-lancamento-mundial abs