Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




terça-feira, 13 de setembro de 2011

Com o anúncio de 3 atrações, SWU já fica mais interessante que qualquer outro festival de 2011

O Festival SWU no ano passado estava no rol daqueles festivais que tinham um grave defeito que nos impediam sequer de levá-lo em consideração: a existência da Pista VIP na frente do palco, uma coisa que nada tem a ver com o espírito de um festival de música.



Este ano, em que o festival acontece na cidade de Paulínia (interior de São Paulo), nos dias 12, 13 e 14 de novembro, eles já haviam contado muitos pontos a favor por abolirem o VIP. Continuaram impressionando ao escalar Sonic Youth, Faith No More, Primus, Black Rebel Motorcycle Club e, vá lá, Alice in Chains, Stone Temple Pilots e Megadeth também. Tudo para o mesmo dia, 14. Mas Sonic Youth e Faith No More já tiveram passagens recentes pelo Brasil, então o festival ainda não estava atraente a ponto de se pensar em ir para Paulínia.



Isso já começa a mudar de figura com o anúncio ontem de cinco novos nomes para um palco chamado de new stage. Foram cinco bandas anunciadas, mas as três que interessam são !!! (ou chk chk chk, ao gosto do freguês), Modest Mouse e Ash.



Dessas três, Modest Mouse foi uma constante nos posts que fiz desde 2009 com grupos que eu achava que deveriam ser trazidos pelos festivais para tocar no Brasil. Veja aí: 2009, 2010 e 2011. Em 2010 incluí também o Ash na minha "wishlist" e escrevi isso aqui na época, ó:


Ash - Acho que o auge da banda foi quando o grupo, nascido como um trio de power-pop com pegada punk, adicionou a guitarrista Charlotte Hatherley às suas fileiras. Nesse período, se destaca o álbum Free All Angels com músicas como "Walking Barefoot", "Cherry Bomb" e "World Domination". Hoje novamente um trio, declararam que não iam mais lançar álbuns. Em vez disso, estão lançando singles a cada duas semanas, o que está sendo chamado de A-Z Series e deve chegar ao "Z" em setembro. Bem a tempo de mostrar tudo isso por aqui no Brasil, hein?




Atualmente, a guitarrista Charlotte volta ao Ash em outubro para tocar em terras britânicas o Free All Angels na íntegra. Por enquanto não há indícios que a moça acompanhe a banda na incursão ao Brasil.



Curiosamente, sobre a que, hoje, é minha preferida entre essas três eu até hoje só fiz um post bobo, por causa de uma lua cheia. O grupo !!! é o único entre os três que já havia se apresentado antes pelo país, no Nokia Trends em 2005. Mas desde então eles lançaram ano passado Strange Weather, Isn't It?, que esteve no meu Top 10 gringo e em 2007 o maravilhoso Myth Takes, um disco que ouvi até cansar, e devo confessar que até hoje não cansei...



Com Modest Mouse, Ash e !!!, o SWU consegue fugir um pouco de nomes muito óbvios sem perder a qualidade e mostra que existe uma curadoria com um pouco mais de imaginação que a média. Num país onde tem festival que encomenda pesquisa do Ibope pra saber quem deve trazer (meu Deus...) isso já é uma evolução e tanto. E ao que parece, ainda mais considerando os insistentes boatos sobre os Arctic Monkeys e os pouquíssimos nomes anunciados para o dia 13 até agora, há espaço para entrar muita coisa boa ainda.



Então não custa deixar o link dos meus posts com bandas que eu acho que deviam tocar no Brasil (aqui e aqui) e ficar torcendo por PJ Harvey, Grinderman, Futureheads, Weezer, Eels...



Os ingressos estão custando até o dia 19 de novembro 105 reais a meia-entrada por dia. Formas de comprar, taxas, pontos de vendas e outras coisas você clica aqui.

Nenhum comentário: