Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Afinal, quais são os shows que interessam no Rock in Rio?

Acho que já virou senso comum afirmar que essa escalação do Rock in Rio 2011 é bem ruinzinha. Ainda mais se formos comparar com alguns dos dias da edição anterior que aconteceu no Rio em 2001. Mas também, como comparar com um dos dias em que teve Beck, Foo Fighters e R.E.M.? Veja aqui quem tocou há dez anos atrás.




É difícil convencer sobre o custo-benefício de ir ao festival e, lógico, a essa altura é completamente inútil, já que os ingressos estão esgotados há meses. Mas como os shows vão passar na internet (youtube para o resto do mundo, por aqui - tsc - vai passar pela globo.com) e mesmo para quem for, cabe elogiar e indicar o palco chamado de "sunset".




Chuto que mais da metade dos artistas desse palco já foi citada em alguma oportunidade aqui no blog. Um bom exemplo é do show conjunto entre Cidadão Instigado e Jupiter Maçã. Ambos fizeram shows separados no mesmo dia no Circo Voador em 2009, quando o Cidadão estava lançando o Uhuuu, um dos 20 melhores discos da década passada. Divulgamos aqui imagens sobre esse dia, veja aqui e aqui.


Cidadão Instigado - 24/10/09

Júpiter Maçã - 24/10/09



E essa proposta de dois ou mais artistas ou bandas tocando juntos (tudujuntu?) traz um sabor de novidade para nomes às vezes muito frequentes na cidade que, se não justificava pagar mais ou menos 100 reais para ir até a Barra, torna quase obrigatório pelo menos acompanhar pela internet. Veja aí os nomes que acho mais interessantes do palco sunset:




23 de setembro - Sexta
14:40 - Móveis Coloniais de Acaju, Orkestra Rumpilezz e Mariana Aydar
18:00 - The Asteroids Galaxy Tour e The Gift

24 de setembro - Sábado
14:40 - Marcelo Yuka, Cibelle, Karina Buhr e Amora Pêra
15:40 - Tulipa Ruiz e Nação Zumbi
16:45 - Milton Nascimento e Esperanza Spalding (esse, com um pé atrás)
18:00 - Mike Patton/Mondo Cane e Orquestra Sinfônica de Heliópolis

25 de setembro - Domingo
14:40 - Matanza e BNegão
15:40 - Korzus e The Punk Metal Allstars
18:00 - Sepultura e Tambours du Bronx

29 de setembro - Quinta
14:40 - Marcelo Jeneci e Curumin
15:40 - Baile do Simonal e Diogo Nogueira + Davi Moraes
16:45 - Afrika Bambaataa e Paula Lima
18:00 - Joss Stone (passável, né...)

30 de setembro - Sexta
14:40 - Buraka Som Sistema e Mixhell
15:40 - João Donato e Céu (pra assistir deitadão em algum lugar)

1 de outubro - Sábado
14:40 - Cidadão Instigado e Júpiter Maçã
18:00 - Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes

2 de outubro - Domingo
15:40 - Mutantes e Tom Zé
16:45 - Titãs e Xutos & Pontapés
18:00 - Marcelo Camelo e The Growlers


(horários encontrados na wikipedia que está linkada na página principal do evento)



Os shows desse palco começam às 14:40, o que é lamentável nas duas sextas e na quinta em que o festival acontece. A não ser que o Eduardo Paes amanhã venha a decretar feriado nesses dias. Afinal, imagino que uma grande parcela dos 100 mil espectadores aguardados para cada um dos dias trabalhem.




Agora, o que não dá para desculpar é algo que acontece em todo festival da galáxia e aconteceu no RiR de 2001 e neste ano não vai ter: os palcos existentes funcionarem ao mesmo tempo. Pode ser tanto um show acabar em um palco para começar outro show em outro palco quanto shows acontecerem ao mesmo tempo em palcos diferentes, o que costuma ser cruel e gera aquela escolha de sofia, mas é necessário para que o público circule e não superlote um mesmo espaço.




No RiR 2011 não. Teremos dois palcos e, até onde se sabe, os shows do palco principal e do palco sunset não vão ser nem simultâneos nem alternados, no máximo pode acontecer do último show do palco sunset coincidir com o primeiro do palco principal. Então pra que dois palcos mesmo?




E o palco eletrônico só começa às 10 da noite. Isso faria sentido no verão europeu que é mais ou menos a hora que começa a escurecer e o som de pistas de dança está associado com a "night", tudo bem. Mas aqui na primavera brasileira já estará escuro sete da noite e pela programação devo acabar perdendo atrações que tinha curiosidade de ver, como o Hercules and Love Affair, e que seriam um bálsamo para quando um Evanescence, por exemplo, estivesse enchendo o saco.




Então o palco principal é o grande desafio, em especial para quem vai interessado na última atração do dia. Recomendo rezar. Quase todos os dias há pelo menos uma atração muito boa, com exceção do dia 30 onde só o D2 tem mínimas chances de trazer algo interessante, porque o resto... O "dia do metal" tem o melhor aproveitamento e seria perfeito se tivessem colocado o System of a Down ali, no lugar do Coheed and Cambria (?). O grupo brasileiro Glória, ruim pra diabo, tem que ficar lá de abertura porque alguém tem que ser xingado.


Bom, o que eu acho que vale a pena acompanhar no palco principal:



23 de setembro - Sexta
Elton John

24 de setembro - Sábado
Red Hot Chili Peppers

25 de setembro - Domingo
Motörhead
Slipknot (não me julguem...)
Metallica

29 de setembro - Quinta
Stevie Wonder

1 de outubro - Sábado
Skank
Coldplay
(mas sem botar fé em nenhuma das duas bandas...)

2 de outubro - Domingo
System of a Down

Nenhum comentário: