Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Os ensaios de carnaval são o novo carnaval: Orquestra Voadora, Boitatá, Carmelitas e Maracutaia pelas ruas do Rio





Nenhuma novidade para quem acompanha o carnaval no Rio de Janeiro nos últimos anos, mas aquela velha máxima de no Rio de Janeiro o carnaval começar mais cedo tomou uma força ainda maior em 2014.



Sem contar os ensaios técnicos na Apoteose para o desfile das escolas de samba, que tem acontecido com presença cadas vez maior dos fãs das agremiações, os ensaios de blocos de carnaval também pipocaram a torto e a direito desde janeiro.







O calendário deste ano, que fez a festa momesca cair em março, contribui. Mas também contribui a sensação de que é neste período que precede a data oficial que pode-se aproveitar com mais tranquilidade aquilo que um bloco de carnaval pode oferecer: ouvir música e se divertir na rua, apesar de com um pouco menos de gente fantasiada. Porém, sem superlotações, possibilidade de furtos, um monte de gente que confunde bloco com micareta e não está nem aí para música, etc.




Claro que no carnaval dá para se divertir sem nenhuma, ou pelo menos muito poucas, dessas preocupações. E os ensaios já estão atraindo cada vez mais os "micareteiros".









O título trata de ensaios, mas alguns músicos e foliões só estão aproveitando todo esse ambiente que antecede a festa para fazer aquilo que gostam, como é o caso do Rim Bam Bum, um grupo de chilenos que ficou ensaiando nos Arcos da Lapa por vários dias, mas, segundo um de seus integrantes, não estariam aqui no carnaval. Tomara que tenham mudado de ideia.







A foto acima e o vídeo abaixo são do começo de fevereiro, dia do show do Bad Religion no Circo Voador, e muita gente que acabar de sair de mais de uma hora de punk rock parecia aprovar a fanfarra chilena.




Rim Bam Bum



No começo dessa mesma semana, o Cordão do Boitatá promoveu mais uma da série de ensaios que fez às segundas-feiras na quadra que fica localizada no Morro do Prazeres, em Santa Teresa.







Uma das grandes qualidades de toda essa cultura em torno dos blocos de carnaval, e que nem sempre é dada a devida atenção, é aproveitar para conhecer novos lugares, ou ver lugares já conhecidos com "outros olhos". Só a vista do fim de tarde do alto de Santa Teresa já seria razão suficiente para conferir o ensaio do Boitatá.







Mas também era chance de ver o Boitatá com uma tranquilidade que nem sempre é possível no domingo de carnaval, quando a Praça XV fica cada vez mais e mais tomada por foliões. Ainda foi a oportunidade de ver a animada senhora da foto acima, mais de 80 anos, sambando de bengala e tudo. Abaixo, uma das músicas que provavelmente estarão no cortejo do dia 23 de fevereiro e no baile de 2 de março.




Cordão do Boitatá - "Samba do Grande Amor"



Um bloco que hoje em dia fica muito difícil de se acompanhar é o Carmelitas. Seus desfiles em Santa Teresa ficaram cheios a ponto de por alguns anos o horário da concentração sequer ser divulgado. Aos sábados das últimas semanas o bloco esteve promovendo uma mistura de ensaio com roda de samba na Praça Tiradentes.







Ouvir a bateria do Carmelitas faz até surgir a vontade de arriscar uma passada por Santa Teresa na sexta-feira, dia 28, quando se apresentarão láaa em cima, no CEAT (perto de onde o Boitatá estava ensaiando), por conta das obra$ nos trilhos do bondinho.







Já o Maracutaia tem trazido maracatu para qualquer canto da cidade de forma muito bem ensaiada já. Seja pelas ruas do centro, no Sesc Tijuca, encerrando o Projeto Geringonça onde aconteceu o show do Metá Metá no último sábado ou n'O Cluster, uma feira de moda, artes, gastronomia e mais um monte de coisa em volta de um casarão em Botafogo.




Maracutaia




E, para completar, o agrupamento que abrange praticamente todas as propostas e intenções dos blocos citados até aqui. A Orquestra Voadora, que se apresenta no Circo Voador (por exemplo, durante o Festival Picolé, onde aconteceu o show da Iara Rennó) e vai lá fora, para os Arcos da Lapa, e fica ensaiando até sabe-se lá que horas.






Orquestra Voadora - "Canto de Xangô"



Além desses ensaios não muito divulgados, a Orquestra Voadora, que se apresenta pelo Aterro do Flamengo na terça de carnaval, já estabeleceu a tradição de nos domingos anteriores do carnaval fazer seus ensaios pelas imediações do MAM.



Orquestra Voadora - "Não é Mole Não"


No último domingo ficou muito cheio e mal dava para ouvir o que tocavam se não estivesse colado ali com os instrumentistas. Mas uma chuva providencial (muito bem-vinda, por sinal) acabou levando todo mundo para debaixo do Museu de Arte Moderna e ali sim ficou bonito. Muita gente fantasiada já, mesmo que ainda faltassem duas semanas para o carnaval.







Mas qualquer um pode ver que o carnaval já começou.

Nenhum comentário: