Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Outros Acervos: conheça Blog com fitas demo de Funk Fuckers, Walverdes, Los Hermanos, Kamundjangos e mais





Por aqui no La Cumbuca seguimos de forma lenta e tranquila digitalizando um belo acervo de fitas demo de bandas dos anos 90. Já mostramos sons do Planet Hemp, Cabeça, Juliete e recebemos as músicas do Missed in Action, banda do BNegão nos anos 90. Esse trabalho, iniciado no começo de dezembro do ano passado, gerou uma reportagem no jornal O Globo.



Perguntado se existiam outros sites e blogs que também pudessem estar digitalizando esse tipo de material, mandei para o autor da matéria o link da Demo-tapes Brasil, que tinha uma coleção interessante de fitas, mas, olhando por alto, muito mais voltado ao punk rock e heavy metal.



Não sei se por coincidência ou se pela repercussão da matéria d'O Globo, a Demo-Tapes Brasil em 2013 está subindo exemplares caprichados do cenário musical alternativo dos anos 90, doados pelo Leonardo Panço, ex-guitarrista das bandas Soutien Xiita e Jason. Já passaram por lá nos últimos dias, por exemplo:



Acabou La Tequila - Demo-Tape (1994) - Banda do Rio que gerou outras bandas como Matanza, Canastra e os trabalhos solos de Nervoso e Kassin. Só duas músicas "Teto Preto" e "Pra Lá em Tijuana", mas em versões muito diferentes, comparando com as gravações do primeiro disco. A banda ainda está em atividade, mesmo que de forma esporádica, e fez um dos melhores shows do ano passado.




The Funk Fuckers - In Your Pussy (1995) - Banda do BNegão, sim mais uma, mas essa chegou a ser bem conhecida, com uma espécie de pornocore aliado a muitas ideias bem selvagens de ragga e experimentalismo pesado, um saladão que, mesmo que essas letras machistas tenham ficado fora de moda hoje em dia, não fica indigesto. E sempre interessante ver os caminhos que o antes Bernardão Erótico percorreu até chegar ao melhor disco nacional de 2012.




Kamundjangos - Concrete Django (1995) - Esta me emociona de ouvir. Djangos, na época ainda Kamundjangos, é minha banda ~contemporânea~ nacional favorita, com shows incríveis sempre elogiados e lembrados por quem viveu essa época no Rio. Essa demo foi uma das primeiras vezes, se não for a primeira vez, que Kassin assumiu a função de produção. Marcelo Yuka também assina a produção, da mesma forma que produziu o último disco da banda, Mundodifusão, para o qual fiz o release.




Zumbi do Mato - Macacomóvel (1994) - Muito oportuno o surgimento desta demo, já que há poucos dias atrás o Zumbi do Mato acabou, após mais de duas décadas de desorientação. E essa demo é isso mesmo: desorientação completa, música pra maluco de carteirinha, e sempre muito comentada em papos sobre o underground dos anos 90.



Além disso, muitas demos que estão por lá, provavelmente passarão aqui, como Los Hermanos, Concreteness e Sex Noise. Vale a pena também conferir uma demo do Walverdes de 94 e dar um demorado passeio pelo site para encontrar outras pérolas.


Nenhum comentário: