Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Top Top: 12 Shows Nacionais de 2012, por Otaner

Primeira parte: Top 30 (30 a 21)
Segunda parte: Top 30 (20 a 13)



Como já disse aqui em outras partes das listas de melhores shows nacionais e internacionais, relembrar esses dias é relembrar emoções e sensações que, diferentes de discos, onde cada um pode ouvir e determinar sua opinião, são muito particulares e difíceis de serem recriadas.



Como fazer você entender o que é ver lágrimas nos olhos de Jards Macalé, a um metro e meio de distância dele, cantando "Mal Secreto" na frente de um Canecão desativado e ocupado por estudantes? Como dar a real dimensão que foi ver um artista igual o Di Melo, que ganhou status "cult" nos últimos anos, botando todo mundo pra dançar no Morro do Salgueiro, assistido por uma turma que arregaçou as mangas para que isso pudesse acontecer?




Ouvir "Fogo Fátuo" do Mulheres Q Dizem Sim, cantada pelo Pedro Sá (que era guitarrista do Mulheres) junto com o pessoal do Do Amor? E ouvir "Trovoa", algo que fica numa categoria acima da categoria "música", cantada pela Juçara Marçal do Metá Metá? E Letuce fazendo uma performance extraordinária em um teatro/centro de música na Tijuca, com a família da vocalista Letícia presente na plateia? (nosso setorista de Letuce, o Fábio, traz vídeos de quase todos os shows da Letuce durante o ano)



E a Nação Zumbi, que deveria ser até hors concours já que não conseguem fazer show ruim? E o Planet Hemp que em 2012 fez um dos melhores shows de 2012 e de 1996 e de 2001, já que tocaram num lugar onde o tempo e espaço se curvaram e você já não sabe se tem mais 16 anos ou 21 ou 32, uma dessas coisas que só o Circo Voador faz pra você. Por conta desse tipo de coisas é que em 2013 vamos trazer aqui alguns dos principais momentos de 2012.




Mas como explicar para você o que foram estes momentos & shows & dias? O que mais posso escrever é repetir algo que disse bastante em 2012: Que ano! Estes foram meus 12 shows nacionais preferidos.






12
Do Amor (participações de Amarante, Moreno e Pedro Sá)
04/04/12 - Sérgio Porto - Rio de Janeiro

vídeo por Pedro Montenegro
Post




11
Nina Becker + Marcelo Callado (Gambito Budapeste)
25/07/12 - Sérgio Porto - Rio de Janeiro

Resenha




10
Siba
25/05/12 - Oi Futuro Ipanema - Rio de Janeiro

vídeo por Thiago César Almeida





09
Nação Zumbi
31/03/12 - Circo Voador - Rio de Janeiro

vídeo por dsaddock





08
Acabou La Tequila
05/10/12 - Studio RJ - Rio de Janeiro






07
Planet Hemp
28/09/12 - Circo Voador - Rio de Janeiro






06
Letuce
21/04/12 - Centro de Referência da Música - Rio de Janeiro

vídeo do Fábio





05
Os Mulheres Negras (participação Martin Buscaglia)
05/05/12 - Virada Cultural - São Paulo

vídeo da apresentação do dia seguinte por sergiovares





04
Di Melo
25/08/12 - Morro do Salgueiro - Rio de Janeiro

Resenha





03
Metá Metá
17/08/12 - Oi Futuro Ipanema - Rio de Janeiro

Resenha





02
Jards Macalé
12/08/12 - Ocupação do Canecão - Rio de Janeiro

Show quase inteiro





E vivemos numa época onde a gente não sabe mais o que é ironia ou sinceridade quando vemos essas "reavaliações" de música brega, pagode, funk ou axé. Mas te digo que pouco há de mais sincero nesta vida que o sentimento de passar 24 horas acordado e ouvir numa tarde quente em São Paulo, o paraense Pinduca, Rei do carimbó, cantando "Garota do Tacacá". Um cara que consegue juntar conterrâneos radicados em São Paulo, músicos, jornalistas, fãs e curiosos na Virada Cultural sem precisar alterar nada daquilo que faz há tantos anos. Presepeiro e original, "tosco" e profissional, carismático que só ele, Pinduca fez um show daqueles que vou querer contar sempre daqui a anos e anos: eu estive lá.




01
Pinduca
06/05/12 - Virada Cultural - São Paulo

vídeo por Daniel Luppi

Nenhum comentário: