Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Anos 00 - Preâmbulos

Conforme prometido, a partir de amanhã iniciamos uma série de listas de melhores dos anos 2000 (00 para nós preguiçosos). Melhores discos, músicas e shows, nacionais e internacionais. Se você não gosta de listas e acha um saco esse monte de nomezinho em ordem, evite o La Cumbuca até meados de janeiro.


Eu acho interessante fazer essas listas. Uma espécie de retrospectiva e uma forma também de auto-análise. Por exemplo, ao fazer a lista de músicas, percebi que adoro músicas pretensamente engraçadas. Bom, eu pelo menos me racho de rir. Começando a fazer a lista de shows nacionais, vejo que prefiro shows animados e intensos.



Imagino que seja assim com a maioria, mas deve ter quem prefira shows calmos e intimistas, que apesar de me agradarem, acabam ficando um pouco mais pra trás na lembrança. A lista de shows internacionais me mostra que eu não fui em muitos shows nos últimos dez anos, mas o suficiente para organizar 50 deles em ordem de qualidade, importância e impacto.



Impacto também foi criterio para discos e músicas, já que a tendência natural que senti era priorizar discos recentes que me empolgaram. Mas já aconteceu muitas vezes de ouvir um disco, achar que é o melhor que já ouvi na vida e depois deixar ele de lado e perceber que ele não valia tudo aquilo que parecia, não rolou aquela afeição duradoura. Com certeza devem haver ausências imperdoáveis nessas listas, ou por esquecimento, ou por realmente não ter ouvido, no caso das músicas e dos discos.



Provavelmente discos como do Ruído/MM, o Orquestra Klaxon de Max de Castro e algum disco do Wander Wildner entrariam na lista de melhores, considerando o que já ouvi deles. Mas nunca ouvi o disco todo e a idéia era compilar tudo que eu já tivesse ouvido e não correr para ouvir coisas para formar uma lista, já que não possuo essa obrigação profissional. É tudo por diversão, mesmo que levada a sério.



Então a partir de manhã inicio uma lista com 200 discos nacionais lançados desde 2000 até hoje. E sim, já estou arrependido de ter começado a fazer, espero conseguir terminar.


Depois vão entrando as outras listas de 100 músicas nacionais, 50 shows internacionais e 50 nacionais. E se tudo der certo, mais 100 discos internacionais e umas 50 músicas internacionais. Ou mais. É um trabalho em construção e a cada dia vou lembrando de mais e mais coisa bacana que forma o quadro dos anos 00. Túlio também deve fazer suas listas e vamos colocando também as listas mandadas por nossos queridos leitores, que são poucos, mas são muito especiais.


É isso. Boa sorte pra mim.

Nenhum comentário: