Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quarta-feira, 8 de agosto de 2012

10 minutos de Alceu Valença cantando "Táxi Lunar" na Fundição Progresso

Além do show do Canastra (e do Joel), na última sexta-feira de julho tentei exercitar meu pretenso dom de onipresença e fui assistir Alceu Valença na Fundição Progresso.




Nessa época de festas juninas (ou julinas, no caso), o Rio se enche de artistas nordestinos que tocam ou são relacionados com forró. Ou não! A Feira dos Paraíbas fica com programação incrementada, diversos trios forrozeiros tocam pela cidade, homenagens a Luiz Gonzaga (faria 100 anos em 2012), Geraldo Azevedo passa por aqui, Elba Ramalho também... E o Alceu.




Manjo nada de forró, mas o show do Alceu Valença vai bem mais longe do que celebrar Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Claro que tem muito Gonzagão no setlist, com "Xote das Meninas", "Cintura Fina", "Sabiá" e o pot-pourri com "Baião / Vem Morena / O Canto da Ema". Impossível não ter "Asa Branca", lógico.




Mas no meio disso há o repertório original de Alceu Valença, que como qualquer um sabe, tem todas as raízes possíveis fincadas no nordeste, mas o que dizer de "Táxi Lunar"? Composta por Alceu, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo no fim dos anos 70, é tanto um exemplar de psicodelia pernambucana (cês sabem a letra, né?) quanto poderia ser também um exemplar vindo diretamente de Kingston, quanto é também uma porrada, uma bagunça, uma exaltação que serve para festa junina, carnaval e qualquer outro tipo de festividade.




"Táxi Lunar"





Além disso, gravei "La Belle de Jour / Girassol", que também ganha o público fácil, mas numa levada diferente.



"La Belle de Jour / Girassol"

Nenhum comentário: