Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os Mulheres Negras no Studio RJ (23/08/12)

Os Mulheres Negras - 23/08/12


Quem diria alguns anos atrás seria possível assistir não um, mas DOIS shows d'Os Mulheres Negras num mesmo ano? Quem mais ou menos tinha dito isso foi o André Abujamra num show solo na Caixa Cultural, nem sei em que ano foi, mas não faz muito tempo. Ele avisou que resolveu retornar com todas as suas bandas e projetos: Karnak, Fat Marley, Gork, Desengonçalves... e Os Mulheres Negras. Foi a segunda apresentação deles que vi, sendo que a primeira foi uns meses atrás na Virada Cultural em São Paulo.




Os Mulheres Negras - 23/08/12



Os Mulheres Negras é um duo (a terceira menor big band do mundo, como eles gostavam de dizer - hoje em dia eles costumam variar o ranking) criado ainda nos anos 80 e a outra metade desse duo é o Maurício Pereira, que também é cheio dos projetos e trabalhos solo (Turbilhão de Ritmos, Pereirinha e Pereirão, shows voz e piano, etc).



Os Mulheres Negras - 23/08/12



Maurício Pereira no saxofone e voz, Abujamra na guitarra, voz e programações e bases eletrônicas. Eles não precisam de muito mais que isso para conquistar um público que incluía alguns artistas-fãs como BNegão e Paulinho Moska. Tudo que eles precisam mesmo é do clima cheio de humor de suas canções, os sobretudos e os chapéus-coco de palha.




"Feridas"



Nem mesmo das programações das melodias feitas em loop na guitarra da André são necessárias, já que problemas com o equipamento impediram que isso acontecesse durante uma boa parte do show, o que levou Maurício Pereira a decretar que as músicas iam ser feitas agora "na unha". Foi uma ótima deixa para a versão à capela, cheia de vocalises que Maurício Pereira faz de "Samba do Avião", uma espécie de "free jazz no gogó".




"Martim"



Com ou sem unha, a dupla passeia & pisoteia por vários estilos & gêneros & ícones musicais: reggae, Tom Jobim, rock, jazz, surf music, John Lydon, música caipira, samba, latinidades, italianices, blues, funk, Beatles, e até uma citação a "Carrocinha de Cachorro-Quente" do Rogério Skylab entra na roda.



Os Mulheres Negras - 23/08/12



E quem também entrou na roda foi Felipe Rocha, da banda Brasov, e o DJ Dodô. Maurício Pereira desceu para o meio do público e organizou um concurso de air guitar, para o qual os dois se voluntariaram tocando jibisson e Fender imaginárias.


Os Mulheres Negras - 23/08/12


E a participação do público foi pedida e correspondida em músicas como "John" e no clássico indispensável "Sub". Mesmo com os problemas técnicos, Os Mulheres Negras mostraram que merecem demorar bem menos do que 20 anos para retonar ao Rio de Janeiro. Semana que vem, talvez?





Nenhum comentário: