Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Resenha, fotos e vídeos do show da Céu no festival Faro MPB (21/09/12)

Céu - 21/09/12


O festival Faro MPB, originado do programa de mesmo nome na Rádio MPB, teve como proposta na sua terceira edição fazer uma "ponte" entre os artistas novos - que é o tema do programa - com artistas consagrados. Consagrado, no caso, foi o Arnaldo Antunes, trazendo sua turnê Acústico, e os artistas novos foram Anna Ratto, Suricato e Cícero. Conferi este último, que tocou antes do Arnaldo, em um palco intermediário. Antes do Cícero, no palco principal, Céu.



Céu - 21/09/12



A cantora, em tese, fez o papel da tal "ponte" do festival, uma artista que, comercialmente, ainda não tem seu nome inscrito entre os nomes das grandes cantoras da mpb, e ao mesmo tempo já tem fãs o bastante para encher uma Fundição Progresso, como foi possível perceber, sendo o show com mais público durante o festival.



Céu - 21/09/12



Com uma banda bem entrosada (a maioria dos músicos tocou com Tatá Aeroplano no Oi Futuro mais cedo, lembram?) e clima despojado que se faz presente de forma visível no chinelinho que usava, Céu apresentou um repertório baseado principalmente nas canções de Caravana Sereia Bloom, disco lançado este ano (e vazado em algum lugar por aí, cof cof).



Céu - 21/09/12




Embora tenha introduzido algumas novidades em termos de som nesse terceiro disco, ao vivo o que predomina é aquilo que a acompanha desde o trabalho de estreia e reverbera nos shows, um clima jamaicano, mas dessa vez sem ser necessariamente lento e enfumaçado. Inclusive com uma versão bem dançante, quase uma guitarrada-carimbó para "Cangote", música do disco anterior, Vagarosa, que na versão gravada está mais próximo do dub do que de um bate-coxa.



Céu - 21/09/12



Saindo um pouco dessas duas linhas, e talvez por isso mesmo um dos destaques do show, é a versão de "É Preciso Dar Um Jeito Meu Amigo", música de Erasmo Carlos que Céu toca habitualmente e cresceu bastante com a adição de Dustan Gallas na guitarra. Aliás, o fato de ter uma guitarra, instrumento ausente durante os shows que assisti da turnê do Vagarosa, é algo que tornou a apresentação da Fundição bem mais interessante.



Céu - 21/09/12



Se a Céu pode ser considerada como uma artista ali no meio entre um nome novo e um nome estabelecido (e que tem disco lançado pela starbucks, faz show à beça pela Europa, toca no Jools Holland), isso só se dá por conta desse mercado muito louco que não sabe identificar que tem alguns milhares de fãs interessados em ouvir essa malemolência que foge do padrão das cantoras-de-mpb de sempre. Digo isso porque, apesar de estar num festival de um programa da MPB FM, são poucas as vezes que ouço a Céu na rádio...



Céu - 21/09/12



Gravei 3 vídeos, o Fábio gravou 6 e com isso vocês têm 9 vídeos desse show, clicando aqui ou no vídeo abaixo:





Lista de músicas:

- Amor de Antigos

- Asfalto e Sal

- Contravento

- Retrovisor

- Sereia

- Baile de Ilusão

- É Preciso Dar Um Jeito Meu Amigo

- Malemolência / Mora na Filosofia

- Rainha


Nenhum comentário: