Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Letuce no Oi Futuro Ipanema (04 e 05/08/12)

O dia em que o mar invadiu Ipanema!




Na MPB, vários artistas usam o mar como referência, o mais célebre de todos, sem dúvida, é Dorival Caymmi. Na primeira edição do Palavras Cruzadas (evento realizado no Oi Futuro Ipanema, que relaciona música, artes visuais e poesia – dirigido por Márcio Debellian e Miguel Jost), o Letuce, “a banda dos 1000 projetos”, acompanhado por Bruna Beber e André Dahmer, concebeu um espetáculo todo baseado no mar. O convite ao mergulho era irresistível e tive o prazer de conferir duas das três apresentações.







A exposição Papéis Privados, de Bruna, podia ser conferida nos corredores e até no banheiro do lugar. A entrada do público era pelo palco (e ainda recebíamos uma bebida!): eu já vi uma quantidade razoável de shows em minha vida mas nunca tinha visto isso anteriormente. As músicas complementavam as projeções, enquanto Dahmer desenhava. Ou talvez fosse tudo ao contrário. De qualquer forma, a beleza de tudo emocionava e a sensação era de que aquilo era muito mais do que um show.







O setlist intercalou músicas do Letuce (“Medo de Baleia”, “Prá Passear”) com Bob Marley (“High Tide Or Low Tide”), Legião Urbana (“Marcianos Invadem a Terra”), Lhasa de Sela(“El Desierto") e outras compostas especialmente para o espetáculo, algumas em parceria com Bruna e com Dahmer.




O início era de arrepiar (independente de qualquer religião que você seja devoto) com um ponto de umbanda sobre Iemanjá. Em “Você Só Tem A Brisa”, o guitarrista Lucas Vasconcellos assume o baixo. “Tudo Tem Barulho de Mar” é declamada por Bruna enquanto Dahmer vai desenhando e os músicos tocam seus instrumentos a partir dos seus traços (e deu certo!).








“O Dia Em Que Eu Mergulhei De Máscara” (dedicada à Bahia) já diz logo na introdução: “essa música não tem nenhuma grande sacada, nem frase de efeito, nenhuma mirabolância”, e, apesar dessa modesta descrição, é uma das mais belas, daquela simplicidade cativante que só mesmo o Letuce sabe fazer.




No encerramento, uma surpresa; a cantora Alice Caymmi (neta de Dorival, lá do primeiro parágrafo) surge no meio da plateia, cantando “Sargaço Mar” emendada com “Corrida de Jangada”, aquela do “vamos embora, vamos embora”, embalando a saída do público pela entrada do teatro.


“A gente tá aportando por agora mas a gente volta”, avisa Letícia, no final do show. Ou seja, se você ver essa nau passando em algum porto, não tenha dúvidas, embarque!









Vídeos - 04/08






Vídeos - 05/08







Lista de músicas (1º dia):

- Todos os lugares do mundo já são de alguém

- High tide or low tide

- Medo de baleia

- Você só tem a brisa

- Pra passear

- Homem bom

- Corrida de jangada


Lista de músicas (2º dia):


- Conchinha / Odoyá Iemanja

- High tide or low tide

- Você só tem a brisa

- Tudo tem barulho de mar

- O dia em que eu mergulhei de máscara

- Corrida de jangada








Nenhum comentário: