Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Ainda 2016: BaianaSystem no Festival Back2Black (19/11/2016)





Esta cumbuca já acompanha o BaianaSystem desde um pré-carnaval de 2010 em Salvador. A partir dessa época tem assistido a evolução do grupo em shows no Oi Futuro, no Sesc Tijuca de forma alucinante no meio uma tempestade e na Praça dos Correios com participação de Pepeu Gomes.



Já nesse último show, apesar de problemas técnicos na hora da participação de Pepeu que deu uma esfriada na apresentação, dava para perceber o quanto o som do BaianaSystem cresceu.



No festival Back2Black, onde se apresentaram novembro passado, é possível comprovar que as ideias musicais de Roberto Barreto, mestre na diminuta guitarra baiana, do baixista e responsável por muitas das batidas Marcelo Seco e do vocalista Russo Passapusso estão cada vez mais consolidadas, definidas. Assim como todo o trabalho gráfico e visual do grupo, a cargo de Filipe Cartaxo e que dá um diferencial ao que vemos no palco.



Essa consolidação não parece demonstrar estagnação e talvez seja isso que empurre e faça o público na Cidade das Artes pular. Com o reforço de Mahal Pita e João Milet Meirelles conduzindo as bases e programações eletrônicas, Japa System na percussão e Juninho Costa na segunda guitarra, o Baiana faz sua mistura única de sons onde um terremoto sacode a música da Bahia e recebe despejado em cima a música jamaicana, caribenha, latina, africana, o rock, de uma forma que realmente não encontra semelhantes por aí. Dá para pensar em Asian Dub Foundation, Buraka Som Sistema, Big Audio Dynamite e mesmo assim você vai passar longe do que está acontecendo hoje num show do BaianaSystem.



Particularmente difícil de descrever é o final, com uma sequência que começa com a recentemente lançada "Forasteiro" e vai até uma catarse que "Playsom" se transforma, conduzida pela energia de Passapusso. É carnaval, é música eletrônica e é punk ao mesmo tempo. Fora de série.







Dois trechos do show (porque tava muito melhor pular do que filmar) aqui ou abaixo:






Trechos de:

- "Jah Jah Revolta"

- "Dia da Caça"

Nenhum comentário: