Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 10 de novembro de 2014

12 Vídeos de Felipe Cordeiro e o pai Manoel Cordeiro mostrando a guitarrada paraense no projeto Guitarristas BR (07/11/2014)





Falamos aqui do Guitarristas BR, projeto que aconteceu por quatro dias na Caixa Cultural, de quinta a domingo, trazendo uma dupla a cada dia para mostrar diferentes possibilidades rítmicas se misturarem com a guitarra.



No segundo dia, sexta-feira, a dupla de guitarristas já se conhecia bem, mais exatamente desde o nascimento de um deles. Felipe Cordeiro não só conhece seu pai Manoel Cordeiro desde que nasceu, como os dois estão diariamente conectados musicalmente, já que Manoel faz parte da banda que acompanha o filho nas turnês para divulgar os discos Kitsch Pop Cult e Se Apaixone pela Loucura do Seu Amor.







E embora essa apresentação não seja com a banda de Felipe Cordeiro, o entrosamento de pai e filho facilita para que os dois possam mostrar os sons do estilo da guitarrada paraense e as influências que outros ritmos tiveram na formação da música do Pará.



Serviu de base para essa demonstração muitas das músicas do repertório dos shows de Felipe Cordeiro, composições próprias, do pai ou versões, como a que fazem de B52's ("Rock Lobster"). Mas, um pouco diferente dos shows (ou não tanto assim), privilegiando menos a voz e mais as seis cordas da guitarra.







De diferente do setlist habitual de Felipe, releituras de surf music (com "Man of Mystery" do The Shadows) e jovem guarda (com "O Milionário" d'Os Incríveis, que também se encaixa na surf music). Mas o que interessava mesmo eram as lambadas, cumbias e guitarradas, com a aparição de algumas composições menos conhecidas de Manoel Cordeiro, descrito como sendo da "segunda geração" do movimento musical paraense iniciado pelos mestres da guitarrada.



Os Cordeiros puderam exibir toda a técnica dos dedilhados melodiosos do instrumento, com objetivo de fazer dançar. Pena que, por conta das cadeiras no teatro da Caixa Cultural, só no bis parte do público se levantou para se mexer um pouco ao som da guitarrada paraense.




Veja 12 vídeos gravados por mim e pelo Fabio Fernandes, aqui ou abaixo:





Músicas gravadas:

Lambada Alucinada
Fim de Festa
Lambada Com Farinha
Rock Lobster / Conversa Fora
Arena
O Milionário
Man of Mystery
Viva La Vida
Sonido Amazônico
Asfalto Amarelo

Bis:
Jamaicana
Lambada Alucinada

Nenhum comentário: