Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Vídeos de Edgard Scandurra et Les Provocateurs cantando Serge Gainsbourg na Caixa Cultural (12/11/2014)





Ontem, ao fim da apresentação de Edgard Scandurra e seus companheiros provocadores & provocantes cantando Serge Gainsbourg ficava a dúvida sobre o que mais impressionou. Teria sido a facilidade com que o guitarrista do Ira! traduzia no seu instrumento as canções de Gainsbourg? Será que ele e a trupe que arregimentou poderiam fazer o mesmo com qualquer tipo de música, de Galinha Pintadinha às melhores polcas de 1932?



Ou será que mesmo um Alexandre Pires ou um Tiririca poderiam ter exibido um espetáculo de mínima competência diante da qualidade indubitável do ícone francês que deixou sua marca em diversos estilos musicais do final dos anos 50 até sua morte, em 1991?







Felizmente não teremos que nos defrontar com essas possibilidades se tornarem realidade e sim com o que aconteceu na noite de ontem. E o que aconteceu foi o ótimo resultado de um guitarrista inventivo (e que poderia/deveria estar no projeto Guitarristas BR que aconteceu ali mesmo na Caixa Cultural dois dias antes) se debruçando no enorme cancioneiro de um dos maiores artistas do século passado.



A quantidade de composições escritas por Gainsbourg permite inclusive que, na mini-temporada de três dias que se encerra hoje, o setlist possa ter algumas modificações. O que não mudou foram os Provocateurs, com instrumental de guitarra-baixo-bateria sendo enriquecido pelas múltiplas percussões de Michelle Abu.







Para as vozes, além de Scandurra, mais um cara e três mulheres. Chris Hidalgo é o cara e entre as mulheres temos Andréa Merkel e duas cantoras com trabalhos que nos agradam: Bárbara Eugênia e Juliana R.



É interessante notar que, apesar da beleza das moças e de Gainsbourg ser conhecido por toda sacanagem e sensualidade que colocava em letras & melodias, na interpretação do grupo isso fica bem menos evidente, mesmo quando cantam a música mais conhecida "Je T'aime... Moi Non Plus".







Se pensado dessa forma ou não, acaba realçando o quanto aquelas canções não são dependentes das segundas intenções, ou explícitas intenções, que muitas delas tinham originalmente. Mas como safadeza é algo inescapável no universo gaisbourguiano, convidaram Fausto Fawcett para cantar alguns contos eróticos em português mesmo, em "Love On The Beat".







Caso você tenha lido até aqui e ainda tem tempo para chegar hoje na Caixa Cultural até 7 da noite, faça um favor a si mesmo e corra para não perder a última noite de Edgard Scandurra et les Provocateurs no Rio de Janeiro.



Oito canções do show podem ser vistas aqui ou clicando logo abaixo:





Músicas gravadas:

Le Poinçonneur des Lilas
Comment Te Dire Adieu
L'Helicoptere
Les Goémons
Harley Davidson
L'Hôtel Particulier
No Comment
Qui Est In Qui Est Out

Nenhum comentário: