Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Padê Onã de Douglas Germano: por Kiko Dinucci, por Maurício Takara, por Juçara Marçal e por Criolo




Convoque Seu Buda, o disco mais recente de Criolo, mantém a forma peculiar de rimar do rapper paulista, misturando com outras faixas que enveredam pelo reggae, pelo samba e por uma MPB difusa, seguindo e acrescentando um ou outro ingrediente na fórmula que funcionou no aclamado trabalho anterior, Nó Na Orelha.



Não somos muito aqui de ficar resenhando disco, quem quiser ter uma opinião própria é só ir na nossa seção de lançamentos e baixar o álbum.



Mas chegando na última faixa do Convoque Seu Buda, uma surpresa. Após um ataque sonoro meio experimental vindo de instrumentos distorcidos, chega a voz inconfundível de Juçara Marçal, deixando claro o que a melodia já sugeria e o título da canção comprova nos parênteses: "Fio de Prumo (Padê Onã)".







A música "Padê Onã" atravessa a vida desta cumbuca aqui há muito tempo. Corta para alguns anos no passado, época de Myspace e uma (como sempre) intensa curiosidade em saber o que tinha de bom por lá. E isso levou à página de Maurício Takara, baterista do Hurtmold. Página que ainda existe, inclusive. Chamou a atenção um remix com o nome "Pade Onakiko", que você pode ouvir aí embaixo.




pade onakiko dinuccimtakara remix from m. takara on Myspace.



A faixa foi devidamente guardada nos meus arquivos físicos e mentais e a vida seguiu. Anos mais pra frente, escolhendo que músicas tocar quando chamado para discotecar na festa Dobradinhas e Outros Tais, achei que o remix do Takara poderia funcionar (veja o saladão que toquei nesse dia) e então pesquiso um pouco mais sobre a música e rapidamente descubro que a versão original está no disco Pastiche Nagô, de Kiko Dinucci e Bando Afromacarrônico.







Mostrei esse disco aqui. O autor e, salvo engano, cantor de "Padê Onã" é Douglas Germano, sobre quem já comentei e recomendei aqui. Mas existe esse vídeo de Kiko tocando ao vivo a música, com participação de Thiago França (que subiu o vídeo no youtube):







No blog de Douglas você pode ler a letra, escrita por um dos compositores mais interessantes dos últimos anos que, sozinho ou em parcerias, nos trouxe "Obá Iná", "Rainha das Cabeças", "Oyá", "Damião", "Falha Humana" e tomara que passe a ser mais conhecido através de sua "Padê Onã" inserida no "Fio de Prumo" de Criolo.



(fonte da imagem: soundcloud do Douglas Germano)

Nenhum comentário: