Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Momentos 2013: guerra nas ruas - manifestantes X capangas na CPI dos Ônibus do Rio


22 de agosto de 2013.

Tentando resumir bem a história: uma das primeiras reivindicações das manifestações de junho era sobre melhorias no transporte público, e com muito esforço isso resultou em uma CPI dos Ônibus que, no fim das contas, foi desmantelada pelo PMDB, que colocou como membros somente pessoas que não assinaram pela criação da CPI.




Antes da Justiça determinar que a CPI fosse paralisada por motivos óbvios, os vereadores da base do prefeito tentaram engendrar uma espécie de encenação na câmara, chamando o secretário de transportes e outros menos cotados para responder perguntas amigáveis. Os manifestantes, que já tinham ocupado a câmara por dentro e por fora, estavam lá protestando contra o que consideravam não ser real, mas novos atores surgiram no dia da primeira sessão da CPI.




Um grupo de uma dúzia foi lá apoiar não só a CPI como os vereadores que a compunham. A início parecia se tratar de "miliciano", pessoas ligadas às milícias do Rio, mas mais tarde o que se confirmou foi que eram funcionários da prefeitura arregimentados por uma mulher da liderança "jovem" do PMDB, indo ao plenário em horário de serviço intimidar manifestantes e até a imprensa! Quando essa turma saiu, houve revolta e perseguição após alguns deles agredirem um manifestante. Saíram do meio de um labirinto de prédios no centro da cidade escoltados e auxiliados pela polícia.




Registrei vários momentos meio que inacreditáveis aqui.






Mas dois dos momentos mais sinistros foram esse, quando os "milicianos" saíram da câmara...





...e quando saíram de um prédio escoltados pela polícia (que vergonha).




Nenhum comentário: