Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




domingo, 8 de dezembro de 2013

15 minutos de São Paulo Underground no Festival Novas Frequências (06/12/2013)





São muitas opções musicais rolando no Rio de Janeiro em dezembro, em especial na área mais experimental (confira tudo aqui rola em dezembro no Rio aqui), então eu não poderia deixar de assistir pelo menos um show de um festival que justamente tem o experimentalismo como marca, que é o Novas Frequências. Ainda mais com o São Paulo Underground se apresentando. Vi eles se apresentando enquanto banda do saxofonista Pharoah Sanders há uns meses atrás na Virada Cultural.



O grupo formado pelos hurtmolds Maurício Takara e Guilherme Granado, mais o trompetista americano Rob Mazurek, tem experimentalismo, tem jazz, improvisações, noise, enfim, todo receituário necessário para fazer parte de um festival como o Novas Frequências. Mas tem algo mais que talvez os diferencie de alguns dos outros artistas do Festival. As melodias que Mazurek sopra por vezes lembram melodias brasileiras, em especial o.... frevo, quando tocam "Evetch", presente no disco mais recente (e que gosto tanto que coloquei pra tocar no La Cumbuca Sistema de Som).



Granado se encarrega de ser o mais barulhento do trio com um maquinário que funciona como teclado, baixo, ou alguma base para os três cairem matando em cima e "um ou outro mil efeitos" que de vez em quando obrigam um simpático senhor ao meu lado colocar os dedos nos ouvidos. Já Takara, na bateria, é o motor da parada, que dá vontade de que esse não seja um show sentado, porque ele coloca ritmo mesmo no descompasso. E, pra mostrar a diferença com o resto da turma que se apresenta no Novas Frequências, ainda pega um cavaquinho de vez em quando, mesmo que, como não podia deixar de ser, todo alterado em timbres e afinações.


Gravei pouco mais de 16 minutos (coloquei 15 no título para arredondar) do show, para vocês terem uma melhor ideia de como foi o São Paulo Underground.




Dá para ouvir e baixar aqui também:

São Paulo Underground no Novas Frequências


Aproveitem para ver um show inteiro do São Paulo Underground em 2012.



O Novas Frequências termina hoje com Tim Hecker e Babe, Terror. Veja a programação deste domingo no Rio aqui.

Nenhum comentário: