Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vídeos: Spok Quinteto carnavalizando o Lapa Jazz Festival na Fundição (12/12/2013)





Surgindo de surpresa agora no final do ano e sem muito alarde, o Lapa Jazz Festival foi excelente oportunidade para ver artistas que quase nunca ou muito pouco tocam por aqui. Em especial na última noite do festival quando, além da apresentação do grupo de afro-samba-jazz The Ipanemas, o pernambucano Maestro Spok trouxe uma versão em quinteto e supostamente mais intimista de sua Spok Frevo Orquestra.





A atração de abertura, Kristel Adams e Pedro Milman




Mas bota supostamente nisso. Tudo bem que não é realmente a explosão que a orquestra de frevo causa em Recife e Olinda durante o carnaval. O objetivo é dar uma cara "jazzificada" aos frevos, chorinhos e forrós e o quinteto é formado por músicos que são tarimbados (e creio que todos toquem com Spok na Frevo Orquestra) e conseguem dar conta plenamente do recado unindo baixo, bateria, violão e sanfone ao sax do Maestro.








Mas não adianta, com a cancha que eles têm, e tocando frevo, quase sempre a coisa toda descamba para festa e para dançar. Talvez o grande "culpado" disso seja mais o baterista Adelson Silva, que coloca bastante peso e velocidade nas músicas, uma coisa quase hardcore (como é o frevo, na verdade).



Comunicativo, o maestro se transformou em pouco anos em uma tradição do Recife e dá para ver bem o porquê, pois consegue aliar um jeito quase professoral sem ser chato, mesmo quando recita poemas ou conta alguma história. Ou então quando fala que Recife também tem uma "escola" de chorinho e mais pra frente lembra que no dia seguinte seria aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, tudo sempre acompanhado de boa música para ilustrar as palavras.








No final do show o pessoal pediu e na real nem precisou pedir muito. Para deixar os Ipanemas se arrumarem no palco, Spok desceu com seu saxofone e tocou no meio do público vários frevos e cirandas. Um pouco do carnaval recifense para esquentar esses dias estranhamente frios no Rio de Janeiro





Esse de cima e outros vídeos do show podem ser vistos aqui ou abaixo.





Nenhum comentário: